segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A maior ponte com painéis solares do mundo

Com cerca de 4400 células fotovoltaicas, projeto vai reduzir em 50% o consumo de energia da Blackfriars Railway Bridge.

sustentabilidade keko acessorios A maior ponte com painéis solares do mundo
Começou em Londres a atualização da Blackfriars Railway Bridge, em um projeto que deve resultar na maior ponte coberta com painéis solares do mundo. Ao fim do projeto, serão instalados mais de 4.400 células fotovoltaicas, abrangendo uma área de 6 mil metros quadrados e responsável por gerar 900 mil quilowatts-hora de energia por ano.

A eletricidade gerada pelos painéis solares pretende diminuir em 50% os custos com a energia gastas durante a operação da ponte. A atualização da construção, inaugurada em 1886, também deve representar uma diminuição no nível de poluição de Londres – ao todo, 500 toneladas de carbono deixarão de ser enviadas para a atmosfera com a redução nos gastos elétricos do local.

Uso inteligente da eletricidade

O projeto está sendo desenvolvido pela companhia Solar Century, que vai instalar na ponte 100 painéis solares desenvolvidos pela Sanyo, com custo aproximado de US$ 11 milhões. A expectativa é que o trabalho seja finalizado em algum momento do inverno de 2012, criando um grande contraste com a imagem atual da Blackfriars.

Além dos equipamentos necessários para captar a luz do sol e transformá-la em eletricidade, a ponte será equipada com sistemas responsáveis por coletar e reaproveitar a água da chuva. Também serão instalados no local tubos especiais responsáveis por melhorar a iluminação natural, responsáveis por aumentar ainda mais a economia de energia da estação.


Fonte: Keko

domingo, 8 de janeiro de 2012

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Dados da Rede de Conhecimento ONU-Energia* apontam que, atualmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas de todo o mundo não possuem acesso à eletricidade e cerca de um bilhão tem acesso intermitente, ou seja, não contínuo, o que acarreta em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico.
Para chamar a atenção da população mundial para este problema e, assim, fomentar ações que possam ajudar a mudar essa realidade, a ONU – Organização das Nações Unidas proclamou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
O anúncio faz parte de uma iniciativa maior – também batizada de Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy for All*, em inglês) –, comandada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que até o ano de 2030 pretende alcançar três grandes objetivos. São eles:
– assegurar que todos tenham acesso a serviços modernos de energia;
– reduzir em 40% a intensidade energética global e
– aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo.
Para isso, a iniciativa espera receber apoio dos governos, empresas do setor privado, ONGs e da própria sociedade civil, que pode acessar o site do Sustainable Energy for All e participar ou, mesmo, propor ações que garantam a universalização da energia sustentável. Faça parte desse movimento!
No portal do projeto ainda é possível conferir o calendário de eventos que a ONU está preparando para a celebração do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Fonte: Instituto IDEAL