quarta-feira, 22 de junho de 2011

Carreiras em alta

Saiu na última edição da Veja (2222 – ano 44 – nº25 – 22 de junho de 2011), uma reportagem especial sobre as vinte carreiras em alta, sendo as mesmas selecionadas com ajuda de consultorias especializadas. Dentre os cursos citados, encontra-se a Engenharia de Energia, com as seguintes informações:
O que faz: planeja e desenvolve sistemas de geração, transmissão, distribuição e uso de energia tradicional ou renovável.
Qualificação necessária: formação em engenharia de energia, elétrica, mecânica ou de produção.
Salário inicial: 3000 reais.
Quem contrata: empresas de energia públicas ou privadas, escritórios de consultoria em energia e agências reguladoras.
Vale também lembrar, que tratando-se de Engenharia, formam-se anualmente apenas metade da quantidade de engenheiros necessária para dar conta da demanda atual.

3 comentários:

  1. Bem... a carreira de Engenharia de Energia está em alta, segundo a Veja... Mas qual é a realidade dos estudantes desta graduação? Geram muitas incertezas quando se é debatido a colocação de um Engenheiro de Energia no mercado de trabalho. O que deve ser enfatizado, primeiramente, é o reconhecimento dos órgãos que regulamentam o exercício da engenharia desta carreira e promover a inclusão desta carreira dentro das empresas e demais órgãos. As expectativas são muitas, mas as oportunidades ainda são fantasmas!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em partes sobre o seu comentário, porém se todos se alimentarem de incertezas durante o período em que somos estudantes já estaremos desistindo antes mesmo de termos tentado, como ocorreu com alguns colegas de curso. A engenharia de energia está passando por aquele momento crítico que outros cursos também passaram antes de conseguir a ascensão. E é por isso que o blog existe, para incentivar as pessoas e mostrar o apoio que nós, estudantes, temos em relação ao curso.

    ResponderExcluir