A tecnologia de baterias poderá passar por uma revolução no futuro, mas,
enquanto isso não acontecer, os combustíveis líquidos permanecerão como
a forma de energia mais concentrada e eficiente disponível para suprir
as necessidades da humanidade.
Utilizar a energia do sol para
transformar os resíduos da combustão em insumos para a fabricação de
novos combustíveis líquidos é o objetivo das pesquisas de um grupo de
cientistas dos Estados Unidos, com coordenação de Nancy Jackson,
presidente da Sociedade Norte-Americana de Química (ACS, na sigla em
inglês).
Jackson apresentou, na 34ª
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em
Florianópolis, a conferência Sunshine to petrol: solar thermal
conversion of carbon dioxide to liquid fuels ("Da luz do sol para o
petróleo: conversão termal solar de dióxido de carbono em combustíveis
líquidos").
A equipe de seu laboratório já
está trabalhando na engenharia do reator capaz de utilizar a energia
solar para transformar o dióxido de carbono - produto da queima de
combustíveis como gasolina e etanol - em monóxido de carbono, que pode
ser utilizado na produção de combustíveis. A reação, portanto,
corresponde exatamente ao inverso da combustão.
Por que investir em pesquisas voltadas para a produção de combustíveis líquidos? Os
combustíveis líquidos são muito importantes por várias razões. Uma
delas é que, levando em consideração o peso e o volume, há uma energia
muito concentrada nesse tipo de combustível. Eles são muito melhores que
baterias, que são muito pesadas. Os combustíveis líquidos são leves e
densos em termos energéticos. Essa capacidade de armazenar energia
explica em parte por que os combustíveis líquidos são uma boa
alternativa.
A densidade energética dos líquidos, então, é insuperável? Sim,
pelo menos até o dia em que houver um salto tecnológico revolucionário
no desenvolvimento de baterias. Outro fator que torna os combustíveis
líquidos muito importantes é a facilidade de transporte. É muito fácil
transportar líquidos, porque eles podem fluir e ser bombeados em canos
por muitos quilômetros, sem precisar de veículo algum. Eles permitem
utilizar a infraestrutura instalada e as tecnologias existentes.
Infraestrutura de transporte? Sim,
podemos aproveitar a infraestrutura já pronta para transportar os
combustíveis e utilizá-los em todo tipo de necessidade energética. E, em
relação à tecnologia, refiro-me aos motores. Temos motores muito
eficientes para o uso de combustíveis líquidos. O problema é que não
podemos depender do petróleo para sempre, porque ele vai acabar, ou se
tornar muito caro ou impraticável para explorar. Por isso estamos
trabalhando no projeto Sunshine to petrol.
Qual é o objetivo do projeto? Estamos
tentando utilizar o dióxido de carbono e submetê-lo ao calor do sol
concentrado para atingir temperaturas realmente altas. Com isso queremos
transformar dióxido de carbono em monóxido de carbono, retirando um
átomo de oxigênio da molécula.
Fonte: Planeta Sustentável
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