sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Profissional no embalo da energia limpa

Com a necessidade da sustentabilidade, engenheiros ganham cada vez mais espaço no mercado

O tema sustentabilidade é o que mais cresce nos últimos anos. E, pelos prognósticos de estudiosos, será o assunto mais debatido nas próximas décadas. Os países precisarão se adequar a essa necessidade, encontrando novas formas de se desenvolver sem agredir tanto o planeta. Por necessidade, algumas nações estão tomando a frente na produção de energia limpa. É o caso da Alemanha, líder mundial na geração de energia solar. E essa tendência vai se replicar.
energia eólica pense empregos
Nesse contexto, novas opções de emprego estão surgindo. É o que está acontecendo para a Engenharia de Energia. O profissional dessa área está se deparando com um mercado bem receptivo. Isso porque as energias limpas ainda têm o preço muito alto. “Quem irá pagar a conta? A indústria certamente não irá aceitar. Temos aí uma grande oportunidade, pois as novas tecnologias ainda estão longe de atingir seu máximo desempenho com o mínimo de custo.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Rio Oil & Gas Expo and Conference

Oii pessoal, tudo bem?
Eu sei que o blog está um pouco abandonado, mas eu tentarei atualizar ele ao máximo agora.
Bem, aí mais um evento interessante.

Rio Oil & Gas Expo and Conference

Principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro.

Desde sua primeira edição, em 1982, a feira e conferência vêm colaborando na consolidação do Rio de Janeiro como "capital do petróleo", já que o estado concentra 80% de todo o óleo produzido no país, além de 50% da produção de gás. A Exposição é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, bem como, a conferência dá a oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.

Data:   17 a 20 de setembro de 2012

Local:   Riocentro - Centro de Convenções do RJ
           Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca
           22780-160 - Rio de Janeiro - RJ

Horário de Funcionamento:   Feira - Segunda à quinta-feira, das 12h às 20h
                                            Conferência - Segunda à quinta-feira das 9h às 18:30h

Mais informações

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Inscrições abertas para voluntários do TEDxUnisinos 2012


A Unisinos está promovendo a segunda edição do TEDxUnisinos - Inovação na Educação. O evento acontece em 29 de novembro, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, e vai contar com a presença de renomados especialistas do mundo todo em Educação.

É importante que os estudantes conheçam e contribuam com o único TEDx do Brasil a se dedicar exclusivamente ao tema Educação. As inscrições para voluntários estão abertas até 6 de setembro e os alunos da Unisinos são convidados especiais: http://www.tedxunisinos.com.br/blog/voluntarios/ 

Saiba mais sobre o TEDxUnisinos no site http://www.tedxunisinos.com.br.
Para assistir a tudo o que aconteceu na primeira edição, acesse os vídeos aqui.






















segunda-feira, 16 de julho de 2012

13º Encontro Internacional de Energia

Dias: 6 e 7 de Agosto de 2012
das 8h30 às 18h
Centro de Convenções do Hotel Unique
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700
Jardim Paulista - São Paulo, SP - Brasil

Promovido anualmente, o evento tem o objetivo de debater os principais temas em evidência no setor, apresentados por profissionais que são referência na área, com abordagens de questões estratégicas e fundamentais para seus negócios.
O Encontro Internacional de Energia reunirá consumidores, empresários, governos, prestadores de serviços, investidores e fornecedores de energia elétrica, gás natural e outras fontes de energia, desenvolvendo um ambiente de negócios que possibilita a aproximação entre provedores e clientes industriais.

Mais informações

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Só curiosidade - Solar Impulse
















O Solar Impulse é o primeiro avião concebido para voar dia e noite sem combustível ou emissões de poluentes, graças à energia solar e suas asas estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas, que alimentam quatro motores elétricos de uma potência de 10 cavalos cada.

 














Fonte: Veja

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

 
 A entrevista, com o físico Paulo Artaxo, abaixo foi retirada da Revista Ciência Hoje. E traz um assunto bem interessante sobre o IPCC. 

O Tal do IPCC

Debates acalorados sobre mudanças climáticas já são quase rotina. Nessa batalha científica, que não raras vezes ganha contornos político-ideológicos, há um personagem tão complexo quanto mal compreendido: o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Cientistas abnegados, cavaleiros do apocalipse, arautos do cataclismo ou alarmistas de meia-tigela? Não são poucos os rótulos e alcunhas atribuídos ao painel, criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

São quatro os principais relatórios do IPCC – os tão comentados Assessment reports. O primeiro saiu em 1990; o segundo em 1995; o terceiro em 2001; e o último em 2007 – que rendeu à instituição, naquele ano, um Nobel da Paz. O quinto relatório já está no forno, previsto para 2014. Entretanto, mesmo sendo a principal voz na enunciação do discurso das mudanças climáticas, “ainda se faz muita confusão sobre o verdadeiro papel dessa instituição”. É o que diz Paulo Artaxo, físico da Universidade de São Paulo (USP) e membro do IPCC.

domingo, 6 de maio de 2012

Palestra Energética – Tecnologias limpas para o Aproveitamento do Carvão Mineral

No próximo dia 17 de maio, estará sendo realizada mais uma palestra da
série Palestras Energéticas. Desta vez os convidados são Pesquisadores do CEPAC - Brazilian Center of Excellence in Research and Innovation in Petroleum, Mineral Resources and Carbon Storage, Dr. Roberto Heemann e Eng. Fernanda de Oliveira Roehe.
Quando: 17/5 quinta feira, às 17 h
Onde: sala 6B304
O que: Palestra Energética – Tecnologias limpas para o Aproveitamento do Carvão Mineral - CCGS/CBM/ECBM e UCG
Quem: Prof. Dr. Roberto Heemann e Eng. Fernanda de Oliveira Roehe
Promoção: Engenharia de Energia

sábado, 14 de abril de 2012

Estudantes gaúchos são destaque em convênios com a Coréia

Não dá nem para dizer que são a maioria. Estudantes de universidades do Rio Grande do Sul representam, de fato, a totalidade dos brasileiros que estudam na Coréia do Sul através do programa Ciências sem Fronteiras. São 17 alunos da UFRGS e da Unisinos que seguem seus estudos nas principais universidades do país asiático, destaque em Educação. Quem quiser integrar este grupo ainda tem tempo. O edital para o segundo semestreficará aberto até o 30 de abril. O foco principal é a alta tecnologia.

Fujita (de braços cruzados) reunido com estudantes gaúchos na Coréia do Sul
Foto: Divulgação / Embaixada do Brasil na Coréia do Sul
"As universidades coreanas não são tão famosas como as norte-americanas e européias, mas elas são ultramodernas", disse ao Atualidade o embaixador brasileiro na Coréia do Sul, Edmundo Fujita. A perspectiva da instalação de unidades de empresas coreanas no Rio Grande do Sul (HT Micron já está instalada e Hyundai Elevators anunciada) representa uma oportunidade ainda maior para estudantes gaúchos. As áreas com maior possibilidade são as de engenharia e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
Um dos gaúchos por lá é Ismael Cardoso, graduando de Engenharia de Computação na Unisisnos. Por um ano estudará na Sungkyunkwan University, em Suwon. "A Coreia do Sul está no mais alto padrão de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assunto que tem extrema relação com minha área de graduação; além de tudo, oportunidades de estágios em grandes empresas coreanas estão surgindo, o que torna a oportunidade ainda mais atrativa", relata Cardoso em depoimento à Embaixada do Brasil.  O programa tem parceira com empresas como Hyundai Motors, Samsung, Hana Micron e Hyundai Elevators.
A língua não é obstáculo. Os cursos nas universidades do país são ministrados em Inglês e as universidades também oferecem aperfeiçoamento na língua.
Detalhes sobre cada instituição, laboratórios e requisitos de admissão podem ser acessados no endereço  http://www.studyinkorea.go.kr/STD_ENG/swb.html
O Ciência sem Fronteiras Coreia possui um grupo no Facebook:  http://www.facebook.com/groups/286710708034238/
Durante a entrevista, Fujita faz referência ainda à missão realizada pelo Governo do Rio Grande no ano passado ao país. Afirmou que os coreanos passaram a entender o Estado como estratégico para o futuro dos seus negócios.

Fonte: ClicRBS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Oportunidade Bolsa-Auxílio na Coréia do Sul

Estão abertas as inscrições para dez bolsas-auxílio no  Programa 2012 SKKU International Summer Semester,  voltadas para os  alunos de TODOS os cursos da universidade. Esse programa tem duração de quatro semanas e vai proporcionar a aproximação de estudantes de diferentes partes do mundo em uma discussão de teor sustentável, intitulada: Sustainable Global Values: Convergence, Divergence and Collaboration.
Este curso vale como horas complementares para os alunos. A bolsa compreende as passagens aéreas e a inscrição no curso. As inscrições para o edital já estão abertas e seguem até o dia 20/4. A documentação pode ser conferida no site da Assessoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento (ARID) da Unisinos, no endereço: http://www.unisinos.br/relacoesinternacionais/images/stories/Editais/edital-022012-programa-skku.pdf

Oportunidade Ciência sem Fronteiras

Conforme já informado via Noticias Unisinos e pelo boletim da ARID, até
dia 30/04 estão abertas as inscrições para os novos editais do Ciência
sem Fronteiras, focando os seguintes países: Austrália, Bélgica, Canadá,
Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. Estes editais são
direcionados aos cursos das ÁREAS PRIORITÁRIAS do programa (consultem as
áreas em
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/areas-prioritarias).

Desta forma, solicitamos que divulguem e incentivem seus alunos a
participarem destes editais, principalmente para as oportunidades na
Coreia, para reforçar nossa presença lá onde já temos 13 alunos que
estão aproveitando muito esta oportunidade.
Confira mais informações, como o cronograma de inscrição, no site:

http://www.unisinos.br/relacoesinternacionais/images/stories/Editais/programa-ciencia-sem-fronteiras-chamadas-publicas.pdf

quarta-feira, 4 de abril de 2012

VIII SPMCH - Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas

O CBDB - Comitê Brasileiro de Barragens - Núcleo Regional RS, realizará o VIII SPMCH - Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas, no período de 01 a 04 de maio de 2012, em Porto Alegre-RS. Local: Centro de Eventos do BarraShoppingSul.
O VIII SPMCH reunirá empresários e técnicos ligados a estudos ambientais, planejamento, investimento, projeto, construção e operação de usinas, fabricantes e montadoras de equipamentos eletromecânicos, órgão institucionais do setor de energia, consultores, centros de pesquisa e universidades que participarão de debates técnicos e apresentarão novas tecnologias. Paralelamente, haverá um espaço para expositores, onde estarão representados as empresas e fornecedores que atuam nessa área.
Adicionalmente, o VIII SPMCH pretende debater e buscar alternativas para as dificuldades que se apresentam no momento de ser viabilizado um número considerável de projetos e estudos, que podem trazer ganhos de geração de energia elétrica e crescimento econômico e técnico pulverizados pelo país, com impacto ambiental reduzido.

Para mais informações clique aqui.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Casa solar giratória


Como um grande 'painel solar à vela', projeto do arquiteto alemão Rolf Disch propõe a experiência de viver em torno do sol.
Surpreende imaginar que a Heliotrope, nome desta incrível casa solar giratória, foi construída em 1994, num momento em que a arquitetura verde ainda estava nascendo. E ainda hoje, a primeira residência no mundo a produzir mais energia do que consome, continua a liderar o ranking em eficiência energética na arquitetura, produzindo cinco vezes mais energia do que consome, com seu excedente direcionado à rede pública.

sábado, 10 de março de 2012

Hidrelétricas em debate

O Comitê Brasileiro de Barragens – Núcleo Regional RS promove de 01 a 04 de maio a oitava edição do Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas no Centro de Eventos do Barra Shopping, na Capital. O encontro prevê debates sobre geração de energia elétrica limpa, tecnologias, relações com o meio ambiente, além de visitas técnicas. O simpósio é dirigido a empresas, entidades e profissionais ligados a estudos ambientais, planejamento, investimento, projeto, construção e operação de usinas, fabricantes e montadoras de equipamentos eletromecânicos.
Inscrições e mais informações: http://www.specialitaeventos.com.br/VIIISPMCH/sobre.php no link Inscrições.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Energia eólica: turbina voadora busca vento nas alturas


Fonte: Manaki Power

Pipa eólica


Uma empresa emergente acaba de demonstrar com sucesso que o seu projeto inovador de uma "pipa" geradora de energia funciona de verdade.

A pipa, que mais se parece com um avião, foi projetada para voar ancorada por um cabo especial, formado externamente por fibras muito resistentes, para segurar a pipa eólica, e internamente por fios condutores, para trazer a energia gerada para baixo.

Conceitualmente, trata-se de uma turbina eólica voadora, com a mesma área útil - a área das lâminas do rotor, para aproveitar os ventos - que uma turbina eólica terrestre comum.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Suíça ganha teleférico movido a energia solar


A estação de esqui Tenna, na Suíça, construiu um teleférico movido a energia solar. Ela foi uma das primeiras do mundo a investir nesse tipo de projeto.



O teleférico, que começou a operar há dois meses, é capaz de levar os visitantes ao topo da montanha. Ele foi equipado com painéis solares fotovoltaicos, ou seja, capazes de converter a luz do Sol em energia elétrica. Portanto, funciona como uma pequena usina solar.

A estrutura foi adaptada a partir da necessidade de reformar um antigo teleférico. Como ele precisava ser restaurado, as autoridades locais resolveram investir em algo sustentável, já que a estação tinha painéis instalados nos telhados dos estábulos.

Para superar a falta de espaço na instalação dos novos painéis, foi criada uma ponte suspensa. Então, ela pode ser equipada com painéis solares. A estrutura acima do teleférico possui cerca de 500 metros de comprimento. As placas acompanham o Sol a fim de garantir aproveitamento total da energia.

Nos dias mais ensolarados, o teleférico consegue produzir o dobro da energia necessária para o seu consumo. Em alta temporada ele carrega 800 esquiadores por hora.

Os custos da obra foram de aproximadamente 1,5 milhões de dólares. Apesar de caro, os benefícios podem ser grandes em longo prazo, já que a tecnologia permite a produção de 90 mil quilowatts-hora por ano.


Fonte: Exame.com

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A maior ponte com painéis solares do mundo

Com cerca de 4400 células fotovoltaicas, projeto vai reduzir em 50% o consumo de energia da Blackfriars Railway Bridge.

sustentabilidade keko acessorios A maior ponte com painéis solares do mundo
Começou em Londres a atualização da Blackfriars Railway Bridge, em um projeto que deve resultar na maior ponte coberta com painéis solares do mundo. Ao fim do projeto, serão instalados mais de 4.400 células fotovoltaicas, abrangendo uma área de 6 mil metros quadrados e responsável por gerar 900 mil quilowatts-hora de energia por ano.

A eletricidade gerada pelos painéis solares pretende diminuir em 50% os custos com a energia gastas durante a operação da ponte. A atualização da construção, inaugurada em 1886, também deve representar uma diminuição no nível de poluição de Londres – ao todo, 500 toneladas de carbono deixarão de ser enviadas para a atmosfera com a redução nos gastos elétricos do local.

Uso inteligente da eletricidade

O projeto está sendo desenvolvido pela companhia Solar Century, que vai instalar na ponte 100 painéis solares desenvolvidos pela Sanyo, com custo aproximado de US$ 11 milhões. A expectativa é que o trabalho seja finalizado em algum momento do inverno de 2012, criando um grande contraste com a imagem atual da Blackfriars.

Além dos equipamentos necessários para captar a luz do sol e transformá-la em eletricidade, a ponte será equipada com sistemas responsáveis por coletar e reaproveitar a água da chuva. Também serão instalados no local tubos especiais responsáveis por melhorar a iluminação natural, responsáveis por aumentar ainda mais a economia de energia da estação.


Fonte: Keko

domingo, 8 de janeiro de 2012

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Dados da Rede de Conhecimento ONU-Energia* apontam que, atualmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas de todo o mundo não possuem acesso à eletricidade e cerca de um bilhão tem acesso intermitente, ou seja, não contínuo, o que acarreta em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico.
Para chamar a atenção da população mundial para este problema e, assim, fomentar ações que possam ajudar a mudar essa realidade, a ONU – Organização das Nações Unidas proclamou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
O anúncio faz parte de uma iniciativa maior – também batizada de Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy for All*, em inglês) –, comandada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que até o ano de 2030 pretende alcançar três grandes objetivos. São eles:
– assegurar que todos tenham acesso a serviços modernos de energia;
– reduzir em 40% a intensidade energética global e
– aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo.
Para isso, a iniciativa espera receber apoio dos governos, empresas do setor privado, ONGs e da própria sociedade civil, que pode acessar o site do Sustainable Energy for All e participar ou, mesmo, propor ações que garantam a universalização da energia sustentável. Faça parte desse movimento!
No portal do projeto ainda é possível conferir o calendário de eventos que a ONU está preparando para a celebração do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Fonte: Instituto IDEAL