Todos nós estamos habituados a olhar para os telhados e ver os
painéis solares instalados, de modo a energia solar ser aproveitada.
Contudo, não é muito comum ver os painéis solares associados a outras
infra-estruturas.
Para contrariar esta tendência, a Bélgica pôs em marcha os seus
primeiros comboios movidos por energia solar. Desde o passado dia 6 de
Junho (Segunda-feira), os comboios que saem da estação central de
Amberes, rumo ao norte e à fronteira com a Holanda, utilizam a
electricidade produzida por 16 000 painéis solares durante uma parte do
seu percurso.
Quem circula neste tipo de comboios, não nota diferença entre os
comboios convencionais e os comboios movidos a energia solar. No
entanto, durante um percurso de aproximadamente 10 quilómetros, o motor
destes inovadores comboios é alimentado pela electricidade gerada por
painéis fotovoltaicos. Esta tecnologia foi recentemente instalada num
túnel ferroviário, na linha de alta velocidade que liga Amberes a
Amesterdão. Em honra a esta aquisição o túnel foi rebaptizado com o nome
“túnel do sol”.
Esta zona foi eleita para receber esta tecnologia uma vez que as
condições geográficas eram as mais apropriadas para uma instalação desta
origem (área muito plana). Além disso, a linha ferroviária atravessa
uma área natural protegida.
Os painéis solares instalados cobrem uma superfície de 50 000 metros
quadrados e produzem 3 300 MWh, sendo essa quantidade suficiente para
abastecer cerca de 1000 famílias num ano.
Tal como Frédéric Sacré, porta-voz da Infrabel (empresa que gere o
sistema ferroviário belga), faz transparecer, a partir desta tecnologia,
a electricidade produzida por os painéis solares é utilizada tanto para
mover os motores como para alimentar as infra-estruturas ferroviárias
(iluminação, painéis de sinalização, etc).
Steven de Tollenaere, responsável pela empresa Enfinity, que
idealizou este projecto, afirma ainda que “Utilizando a electricidade
gerada no mesmo lugar, evitamos as perdas de energia e poupamos nos
custos de transporte”.
Contudo, a quantidade de energia produzida actualmente é
relativamente reduzida. Estimando a produção de energia que o “túnel do
sol produzirá no espaço de um ano,” apenas será produzida a
electricidade necessária para que todos os comboios belgas (cerca de
4000) circulem durante um dia.
Para tentar mitigar esta desvantagem, futuramente, o objectivo é
implantar painéis solares em variados locais da rede ferroviária,
incluindo as estações de comboios.
Fonte:duploclique.net
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