segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Região Norte poupou 40 mil euros em dois anos

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) poupou 40 mil euros, nos últimos dois anos, com as iniciativas de ecoeficiência que foram lançadas pela organização e partilhadas voluntariamente por funcionários e colaboradores. Durante este período, registou-se também uma redução de emissões de CO2 na ordem dos 192 mil quilos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral

Alunos da Eng. de Energia da UNISINOS, no III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, em Gramado-RS

O rastro sujo da energia limpa

Quando falamos em energia limpa, só pensamos em seus aspectos positivos e acabamos esquecendo que nada é 100% eficiente e sem danos ao ambiente. Ou seja, nada é perfeito. Portanto, como uma futura Eng. de Energia, vale salientar que devemos pensar em todos os aspectos quando tratamos de uma fonte de energia. Então selecionei uma matéria que aborda algum dos problemas apresentados pelas energias limpas (em especial solar e eólica), publicada na Revista SuperInteressante, por Robert Bryce. Segue abaixo a matéria.


O rastro sujo da energia limpa 

Todas as supostas vantagens da energia eólica e da energia solar já foram apresentadas à exaustão. Agora é hora de lembrar os problemas delas

sábado, 20 de agosto de 2011

Movimento de cabos gera energia eólica

Engenheiros estruturais sabem que um pouco de vento pode trazer consequências dramáticas a pontes e edifícios altos. Um efeito bem conhecido faz com que os cabos suspensos das pontes oscilem para cima e para baixo. Este fenômeno é observável mesmo em condições de pouco vento, e ocorre quando um cabo cilíndrico distorce o caminho do vento, “erguendo” outro cabo atrás dele. O cabo de guerra entre a ação de elevação do vento e as forças descendentes do peso do cabo criam o chamado “galope”.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que você entende por Engenharia de Energia ?

Olá, abaixo temos um vídeo sobre o que as pessoas entendem por Engenharia de Energia. Espero que gostem. Indicação do nosso colega Eduardo Lira.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Simplificando a energia solar

A energia solar é abundante e relativamente fácil de aproveitar, mas não é constante. Uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) acredita que é possível solucionar este problema e, ao mesmo tempo, baratear a produção. Em uma central de Energia Solar Concentrada (CSP, na sigla em inglês), um conjunto de espelhos é usado para focalizar a luz do sol sobre uma torre, aquecendo um fluido que, por sua vez, aquece a água para mover as turbinas. Em geral, o fluido é formado por sais derretidos, que absorvem e retém o calor melhor do que a água e funcionam em altas temperaturas. O grande problema é que essas centrais solares costumam ser caras e não funcionam bem em dias nublados.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fazendas eólicas offshore podem estimular biodiversidade

Novo estudo aponta que as usinas beneficiam diversas espécies e fornecem um novo habitat para animais marinhos



Apesar de ser considerada uma energia limpa, a indústria eólica sempre enfrentou alguns problemas com ambientalistas, que, entre outras reclamações, acusam as turbinas geradoras de energia de serem perigosas para diversas espécies de animais. Entretanto, uma nova pesquisa indica que as usinas eólicas podem ser, na verdade, benéficas para a fauna.
O relatório, desenvolvido pelo Instituto de Recursos Marinhos e Estudos do Ecossistema (IMARES) da Universidade e Centro de Pesquisa Wageningen e pelo Escritório Waardenburg do Instituto Real de Pesquisa Marinha da Holanda (NIOZ), sugere que as turbinas eólicas offshore não oferecem quase nenhuma conseqüência negativa para a fauna, e, por outro lado, fornecem um novo habitat para os animais marinhos, estimulando a biodiversidade.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cana direto para queima

A Vignis, empresa de melhoramento genético criada no final do ano passado, aposta no fornecimento de cana para queima em caldeiras como novo nicho de mercado. A ideia é oferecer  biomassa a preços competitivos.  Os alvos imediatos são siderúrgicas, empresas de sucos e outras que dependem de geração de calor para produção de vaporAs mudas para plantio de cana-energia, variedade rica em fibras e pobre em sacarose, estarão disponíveis até o final de 2011.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Centenas de projetos verdes completos para os Jogos Olímpicos

Segundo o prefeito de Londres, centenas de projetos verdes serão concluídos antes dos Jogos Olímpicos em 2012. De grandes empreendimentos a casas residenciais nos bairros olímpicos, a cidade irá trabalhar para se tornar mais eficiente energeticamente.
Os projetos, alguns já concluídos, incluem a instalação de lâmpadas eficientes energeticamente na London Eye e lâmpadas LED de consumo reduzido de energia serão instaladas na Tower Bridge para um show de luzes e para reduzir o consumo de energia do ponto turístico em 40%.
Enquanto isso, pontos de recargas de carros elétricos estão sendo criados em toda a cidade e novos táxis elétricos devem ser lançados antes do início dos jogos.

Fonte: Energy Saving Trust - 16.06.2011
Grupo de Energia Alternativa e Tecnologia Social 

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo

Em 1992, foi criado um novo modelo de coleta de lixo para a Vila Olímpica de Barcelona, o qual se tornou referência mundial. Consiste na troca de latas de lixo e caminhões de coleta por tubos instalados embaixo do solo que armazenam e transportam todo o lixo para o local adequado.
O esquema de coleta funciona da seguinte maneira: a população coloca o lixo na “boca de lixo” adequada e, através de um sugador, os sacos são levados ao destino final, ou seja, um centro de coleta. Lá o lixo passa por uma triagem e é transportado para uma usina de reciclagem, afastada da cidade. Os plásticos, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico é transformado em combustível que move turbinas geradoras de eletricidade.

sábado, 6 de agosto de 2011

O Encontro Internacional de Energia organizado pela FIESP é realizado anualmente e tem como objetivo debater os principais temas que estão em evidência no setor. Esses temas serão apresentados por profissionais que são referência na área e que abordarão questões estratégicas, fundamentais para seus negócios.
Com um público de aproximadamente 1300 participantes em sua última edição, o 12º Encontro Internacional de Energia e II Seminário Internacional de Interconcexões reunirá consumidores, empresários, governos, prestadores de serviços, investidores e fornecedores de energia elétrica, gás natural e outras fontes de energia, desenvolvendo assim um ambiente de negócios que possibilita a aproximação entre provedores e clientes industriais.
Um grande evento que apresentará ao mercado nacional e mundial o que está acontecendo no setor de energia. Se você tem interesse em participar deste debate não perca esta oportunidade.

Inscrição

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A verdade do AIRPOD o Automóvel que usa o Ar Comprimido como Combustível

AirPod - MDI
Agora que os automóveis com funcionamento eléctrico se encontram em grande evolução e iniciam a produção em série, eis que surge o AIRPOD, uma nova e inimaginável inovação no mercado dos veículos automóveis, com a possibilidade de conduzir um carro movido simplesmente a ar comprimido.
Quer ser uma lufada de ar fresco nos veículos urbanos. Chama-se AirPod, trabalha a ar comprimido e, segundo o construtor, encher o depósito, com autonomia de 220 km, custará 1 euro.

MIT investiga Combustível Solar Recarregável

O combustível solar poderá armazenar o calor captado para uso durante a noite e em dias nublados.
Normalmente quando se fala em energia solar, logo se pensa em painéis fotovoltaicos ou em sistemas de aquecimento de água, mas pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) estão trabalhando em uma tecnologia diferente: um tipo de combustível solar recarregável.