O esquema de coleta funciona da seguinte maneira: a população coloca o lixo na “boca de lixo” adequada e, através de um sugador, os sacos são levados ao destino final, ou seja, um centro de coleta. Lá o lixo passa por uma triagem e é transportado para uma usina de reciclagem, afastada da cidade. Os plásticos, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico é transformado em combustível que move turbinas geradoras de eletricidade.
Os reflexos da tecnologia catadora de lixo são vistos em toda a cidade. As sujeiras das ruas, causadas por latas de lixo, não existe mais. Cerca de 160 caminhões de coleta deixaram de circular pelas ruas, o que torna o ambiente mais agradável, silencioso, limpo e, principalmente, mais cheiroso.
Os moradores agradecem por não sofrerem mais com os incômodos caminhões de lixo, e o mau cheiro que isso gera. Além disso, os prédios mais novos já possuem o sistema instalado em sua estrutura e os moradores não precisam mais levar os lixos até a rua.
Atualmente, cerca de 70% do lixo de Barcelona é recolhido assim, mas a cidade tem investido para que em cinco anos, toda a coleta seja subterrânea. Essa é uma maneira mais ecológica e higiênica de transportar o lixo para o local correto e ainda obter aproveitamento total, em termos de reciclagem.
Assista a reportagem do Jornal Nacional sobre o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário