AirPod - MDI |
Quer ser uma lufada de ar fresco nos veículos urbanos. Chama-se AirPod, trabalha a ar comprimido e, segundo o construtor, encher o depósito, com autonomia de 220 km, custará 1 euro.
Outros argumentos a favor: uma
velocidade máxima de 70 km/h e Zero de poluição. O pai da invenção é Guy
Nègre que trabalha neste projecto há mais de uma década e que quer
comercializar o veículo já a partir desta primavera, se conseguir até lá
a homologação.
Depois do Salão do Automóvel de Genebra, em Março, o AirPod esteve
na Escola Politécnica de Lausanne (EPFL) em Novembro, quando foi
assinado um acordo de parceria de pesquisa, visando melhorar os sistemas
de abastecimento dos tanques de ar.
O carro parece um ovo colorido, com
janelas redondas, mas não é forma que torna o veículo de três lugares
revolucionário e sim seu modo de propulsão, unicamente a ar comprimido e
sem nenhuma emissão poluente. A ideia não caiu do céu pois a tecnologia
existe há dois séculos.
Guy Nègre, fundador da MDI,
passou quase meio século construindo motores para a Fórmula 1, para a
aviação e para a célebre Renault 8 Gordini.
SOBRE O ARIPOD
O AirPod é um
veículo pequeno, com capacidade para apenas três passageiros. A MDI
afirma que o AirPod tem uma autonomia de 180 km em circuito urbano, e
com um tempo de abastecimento inferior a dois minutos para o tanque de
175 litros de ar. Mas apesar do AirPod poder atingir velocidades até 70
km o motor alimentado a ar tem uma potência de apenas 8 cavalos, o que
sugere uma aceleração lenta.
Devido aos poucos
cavalos, o AirPod está desenhado de forma a ser bastante leve, tendo um
peso total de apenas 220 quilogramas. Como o tanque de ar e o motor não
ocupam muito espaço, quase toda a área do AirPod é dedicada ao
habitáculo O veículo possui três rodas e o condutor usa um joystick para
as controlar em vez do tradicional volante.
Embora por ser
alimentado a ar o AirPod seja livre de emissões para atmosfera, não
deixa de gastar energia na compressão do ar para o abastecer. A MDI
aponta um custo por abastecimento de 1 Euro.
A MDI anunciou
acordos com a Air France e a KLM para testes de uma frota de AirPod’s no
aeroporto Charles De Gaulle em Paris e no Schipol em Amesterdão.
ARTESANATO INDUSTRIAL
“Não é somente a
técnica que é revolucionária nesse carro. O plano de negócios também”,
explica Sambuc. “A filosofia é produzir o que é vendido, perto do
consumidor. Nada de estoque, nada de concessionárias e sem logística. É
uma espécie de artesanato industrial.”
Portanto, não haverá
uma grande fábrica MDI e sim um grande número de pequenas montadoras
espalhadas pelo mundo, que fabricarão 80% do veículo (o restante das
peças será produzido em outras fábricas), atendendo as encomendas. Os
carros serão vendidos nas fábricas, economizando custos e a poluição
ligada ao transporte.
Como anuncia o site internet do construtor francês (http://www.mdi.lu),
todos podem ser concessionário/fabricante/associado e abrir uma fábrica
MDI. Para isso, uma fábrica exigirá – para a mesma produção – apenas um
quarto de uma fábrica de carros clássica, um quinto do investimento,
mas 30% a mais de empregados.
COMO ABASTECER AR
Mas como abastecer
com ar comprimido? A MDI fornecerá com o carro um minicompressor que
permitirá encher o tanque durante a noite. Mas isso não basta.
Serão necessários
pontos de abastecimento. Na Suíça, a Catecar propõe firmar um contrato
com 200 oficinas como primeira rede de abastecimento. Cada oficina
investirá 30 mil francos em um grande compressor, o que permitirá
abastecer em três minutos por 6 a 8 francos.
Para Henri-Philippe Sambuc, encontrar 200 oficinas será “muito fácil”, é só se concentrar nas oficinas independentes.
GASOLINA PARA AUMENTAR AUTONOMIA
Para quem não quiser
reabastecer a cada 150 a 200 km (autonomia prevista com um tanque de ar
comprimido), a MDI já desenvolve um carro um pouco maior, que,
utilizando um pouco de gasolina (2 litros por 100 km), pode comprimir o
ar ambiente ao mesmo tempo em que roda.
Mas não se trata de
um motor a pistão e sim de uma simples câmara de combustão que aquece o
ar usando gasolina, gás ou qualquer outro combustível que queima quase
integralmente, enquanto um motor a explosão queima apenas um quinto.
O sistema quase não produz óxido de azoto nem fumo, apenas um pouco de CO2, e promete uma autonomia de 800 km.
Para mais informações sobre o AirPod, visite o site da MDI
Fonte: Portal Energia
vi filmes sobre este motor e não percebi o seu principio de funcionamento. Não entendo como a expansão de ar pode gerar calor, pois pela termodinâmica, expansão retira calor...igualmente, será uma forma de armazenar energia e não produzi-la, visto que é necessário comprimir o ar, sairá mais barato que os combustiveis fosseis? parte da nossa energia electrica e produzida a partir de carvão fossil e gaz natural!
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