terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O parque de diversões nuclear

Wunderland Kalkar é um Parque de Diversões único. O parque foi construído em um reator nuclear abandonado em Kalkar, Alemanha. Foi o empreendedor holandês, Hennie Van der, que transformou a planta do reator nuclear em um parque de diversões, no ano de 1995. Até hoje o Wonderland Kalkar é visitado por mais de 600 mil pessoas por ano.

Entre as características mais interessantes do parque estão o passeio “swing ride”, criado no interior das instalações de refrigeração do reator, e a parede de escalada em suas paredes externas. A atração pesa 25 toneladas e tem 58m de altura em sua torre que se projeta sobre a borda e um parque infantil com dez atrações diferentes. Além disso, chairoplanes, quad bikes, karts e outros brinquedos divertidos completam a diversão de toda a família.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nanopartículas emitidas na queima de Biodiesel podem ser prejudiciais

O biodiesel emite menos gases de efeito estufa, o que pode ser bom para o meio ambiente. Mas ele emite também nanopartículas de óxido de cério, o que pode ser muito ruim para a sua saúde.

Cientistas da Universidade Marshall (EUA) monitoraram a inalação dessas nanopartículas e descobriram que elas não ficam só nos pulmões, elas viajam até o fígado. E, segundo a equipe do Dr. Eric Blough, esse processo está associado a danos no fígado.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Microalgas para redução de CO2 na atmosfera

Da Agência Ambiente Energia – A Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) retomará a parceria com a Fundação Universidade do Rio Grande (Furg) para estudo da utilização de microalgas para a redução de CO2 na atmosfera. No dia 18 de novembro, a diretoria executiva da empresa aprovou o projeto de pesquisa e desenvolvimento, que será financiado pela CGTEE com recursos da ordem de R$ 1,73 milhão, a serem aplicados em 18 meses.
A pesquisa teve início na Furg em 2002. Entre 2004 e 2006, a CGTEE patrocinou a iniciativa, com a instalação de uma unidade experimental em sua usina termelétrica a carvão, em Candiota. A ideia é absorver o gás carbônico nas emissões da chaminé e transformá-lo em oxigênio, através das microalgas. Os pesquisadores da universidade acreditam que a medida pode reduzir em até 50% a emissão de CO2.

Fonte: Ambiente Energia

sábado, 19 de novembro de 2011

O calcanhar-de-aquiles da América Latina


A América Latina e a África Subsaariana são as duas regiões do mundo cujos recursos materiais, energéticos e bióticos superam o montante necessário de terra e água para a produção do que consomem e para a absorção dos resíduos gerados por sua oferta de bens e serviços. Ou, para usar os termos dos especialistas, sua biocapacidade é maior que sua pegada ecológica. Esse trunfo tem sido um vetor decisivo no crescimento recente dos dois continentes. No entanto, a pressão sobre os ecossistemas é tão grande que, se não houver mudança de rumo, a relação entre pegada ecológica e biocapacidade fatalmente vai-se inverter.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

10 perguntas sobre a virada energética

As respostas mais importantes: como a Alemanha quer abandonar a energia nuclear e ajudar a dar impulso às energias renováveis.
Como funciona exatamente a virada energética?
As fontes de energias renováveis deverão substituir pouco a pouco as usinas nucleares a serem desativadas até 2022. Quando e quais usinas nucleares serão desativadas depende da respectiva avaliação de risco e da importância da usina para a rede elétrica. A Agência Federal de Redes (Bundesnetzagentur) verifica se uma usina nuclear deve ser provisoriamente mantida como uma “reserva fria”. Para recompensar a perda de renda, as usinas nucleares ficarão isentas de contribuições destinadas ao fundo “Energie- und Klimafonds” do governo federal alemão. Para repor a falta destas contribuições, o fundo receberá diretamente, a partir de 2012, todas as rendas federais da venda de certificados de emissões. O fundo promove a pesquisa de energias renováveis, de tecnologias de armazenamento e redes de energia, de mobilidade elétrica e de medidas para a eficiência energética. Além disso, ele deverá assegurar a indústria energética intensa e dar apoio às iniciativas da proteção do clima em países emergentes e em desenvolvimento e em países da Europa central e oriental.

Top Etanol 2011



O que é o Prêmio Top Etanol 2011 ?

O Prêmio TOP Etanol tem como objetivo distinguir trabalhos e seus autores em temas relativos à agroenergia, bem como personalidades que tenham contribuído de forma acentuada para o setor.

Nas modalidades de Jornalismo e Trabalhos Acadêmicos, objetiva destacar matérias, estudos e pesquisas que abordem a importância da agroenergia e/ou a interação desta com questões relativas ao meio ambiente, sustentabilidade e proteção ambiental. Na modalidade de Fotografia, a premiação destina-se a assinalar trabalhos que espelhem, sugiram ou retratem soluções em defesa do clima e procedimentos ambientalmente sustentáveis. Trabalhos técnicos que revelem descobertas, aperfeiçoamentos ou novidades, podem ser abrigados na modalidade de Inovação Tecnológica.

INSCRIÇÕES

Inscrições vão até 29 de Fevereiro e serão distribuídos R$ 109.500,00 em prêmios.
Informações detalhadas sobre as diversas modalidades e categorias de premiação, fichas de inscrição e regulamentos, poderão ser obtidas no site do TOP Etanol. Ou escreva para premiotopetanol@projetoagora.com.br
Mais informações

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A pança e o tanque de gasolina


Vivemos, você sabe, uma crise mundial de energia. Se o fim do petróleo parece ter sido adiado em alguns anos pelas novas descobertas, inclusive no pré-sal brasileiro, continua evidente que não vai dar mais para queimar tanto óleo. E a queima de óleo é o que move a maior parte dos sistemas elétricos e dos veículos motorizados do planeta. Com a constatação cada vez mais inegável de que as mudanças climáticas são assunto sério e muito provavelmente já estão interferindo violentamente nas nossas vidas, precisamos de outras soluções e, apesar dos avanços, nenhuma das alternativas – solar, eólica, atômica, hidrogênio – parece pronta para substituir o petróleo.
Quer dizer então que está faltando energia no mundo? Outro dia eu estava me perguntando isso enquanto via as pessoas passarem pela rua e notava o tamanho delas. Quanta gente imensa, meu deus… Há, efetivamente, uma epidemia mundial de obesidade. 1 bilhão de pessoas do planeta estão com sobrepeso, 300 milhões são obesas, números que vêm acompanhados do crescimento explosivo de doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares, hipertensão, derrames e diabetes tipo 2. Obesidade suga de 2% a 7% dos gastos de saúde dos países desenvolvidos. Desde os anos 1980s, as taxas de obesidade mais do que triplicaram na América do Norte, Reino Unido, Europa Oriental, Oriente Médio, China, Austrália e ilhas do Pacífico.
Aí me ocorreu: a energia que está faltando para mover nossas máquinas e nossas economias parece estar se acumulando nas nossas cinturas.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Biodiesel de Algas: Promessa ou Futuro?

O editorial abaixo foi publicado na última edição do Journal of the Brazilian Chemical Society:

A demanda crescente por combustíveis "verdes" para a substituição dos combustíveis fósseis levou, em todo o mundo, ao lançamento de programas para a produção de biocombustíveis. O governo brasileiro, ao lançar primeiro o programa do álcool e depois o do biodiesel, saiu na frente nessa corrida. Hoje, no Brasil, é obrigatória a adição de álcool à gasolina (em teor que varia de 20 a 25% de acordo com a oferta de etanol anidro no mercado) e de biodiesel ao diesel (com teor fixo de 5%)¹. Para atender a demanda anual por mais de 40 bilhões de litros da mistura diesel/biodiesel, a produção desse biocombustível no Brasil já passou de 2 bilhões de litros ao ano, com uma forte tendência de aumento para conseguir acompanhar o crescente consumo da mistura diesel/biodiesel, que hoje cresce a uma taxa de quase 1% ao mês.

Palestra sobre Área da Energia

Olá. Gostaria de informar a vocês que haverá uma palestra no UNISINOS sobre: Gás Natural e o Pré-sal: potencial, exploração, processamento e logística prevista para o mercado brasileiro e mundial.(Série Palestras Energéticas)

Apresentação: Daniel Ferreira - Eng. Eletr. (Unisinos, 1995), Esp. Extensão. Eng. de Petróleo (Petrobrás, 1997), atua em projetos de engenharia da Área de Energia e Gás da Petrobrás.
Data: 24/11/2011 às 19:30

Uma ótima oportunidade para conhecer melhor uma das áreas de atuação do curso de Eng. de Energia.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Congresso EEF LatAm – Energy Efficiency Forum Latin America

 Local:  Hotel Blue Tree Premium Morumbi – São Paulo – SP
 Data: 21 a 23 de Novembro de 2011

O controle do consumo e o uso racional de energia são questões prioritárias para o setor público, indústria, comércio e edifícios em geral. Mais do que nunca, organizações de todo mundo procuram alinhar o aumento de produção com a redução de custos. Evitar desperdícios e adaptar-se a práticas mais eficientes e sustentáveis são ações que necessariamente devem fazer parte do dia a dia das empresas.
O Energy Efficiency Forum Latin America 2011 – EEF LatAm 2011, trará experiências reais de importantes representantes dos setores público, industrial, comercial e de serviços da América Latina em eficiência e racionalização de consumo de energia elétrica. Nesta edição serão aprofundados os temas práticos, úteis para as organizações que buscam cada vez mais a implementação de medidas práticas à aplicação de eficiência energética. Sejam novos equipamentos, tecnologias, mudanças estruturais ou simplesmente ações internas, estas empresas mostrarão o caminho e os benefícios de ser eficiente em diversos pontos, como iluminação, climatização e no próprio processo produtivo da organização. É, sem sombra de dúvidas, o encontro definitivo para sua organização conhecer o passo a passo para se tornar eficiente e os reais ganhos obtidos com estas ações.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Programa Ciência Sem Fronteiras - Brasil-Coreia

"Temos disponíveis 18 bolsas para graduação sanduíche em Universidades
na Coreia do Sul, esta é uma oportunidade para alunos da graduação de
determinados cursos que são ou foram bolsistas de iniciação científica,
conforme seguinte o edital:

http://www.unisinos.br/relacoesinternacionais/images/stories/Editais/ciencia_sem_fronteira_cnpq.pdf

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vídeo The Naked Flame - Estudo sobre Chamas

 
Este vídeo apresenta os estudos sobre chamas desenvolvidos no Laboratório de Combustão e Turbulência da PUC-Rio, sob a ótica da própria chama. Estes estudos, que procuram desvendar os processos físico-químicos envolvidos na estabilização de chamas em escoamentos turbulentos, são colocados nos contextos em que as chamas provocam transformações, desejáveis ou não, de reagentes em produtos de combustão, com a consequente liberação de energia.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mini-Aerogerador Savonius - Eng de Energia


Mini-aerogerador Savonius feito pelos professores Maria Luiza  e Felipe da Eng. de Energia da UNISINOS.




Fórmula Santander - UNISINOS

Bolsistas do Prouni, de incentivo às licenciaturas ou de filantropia (graduação) e Bolsistas pró-mestre (pós-graduação) interessados em participar do Programa Fórmula Santander devem ficar atentos: as inscrições encerram-se nesta sexta-feira (7/10). Visando contribuir com o intercâmbio cultural e científico, o Fórmula Santander promove mobilidade internacional de estudantes e potencializa relações acadêmicas entre o Brasil e as universidades participantes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Curiosidades sobre Energia

 Aqui estão algumas das interessantes curiosidades sobre Energia preparadas pelo Energias & Alternativa:

• A água quente pesa menos que a água fria para o mesmo volume.
 
• Se gritar durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, terá produzido suficiente energia sonora para aquecer uma chávena de café.

• A electricidade não se move ao longo do fio mas através de um campo à volta do fio.

• Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as armas nucleares do mundo combinadas.

• Demora cerca de 8 minutos para a luz do Sol viajar do Sol à Terra.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Combustão do avesso

A tecnologia de baterias poderá passar por uma revolução no futuro, mas, enquanto isso não acontecer, os combustíveis líquidos permanecerão como a forma de energia mais concentrada e eficiente disponível para suprir as necessidades da humanidade.

Utilizar a energia do sol para transformar os resíduos da combustão em insumos para a fabricação de novos combustíveis líquidos é o objetivo das pesquisas de um grupo de cientistas dos Estados Unidos, com coordenação de Nancy Jackson, presidente da Sociedade Norte-Americana de Química (ACS, na sigla em inglês).

Jackson apresentou, na 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em Florianópolis, a conferência Sunshine to petrol: solar thermal conversion of carbon dioxide to liquid fuels ("Da luz do sol para o petróleo: conversão termal solar de dióxido de carbono em combustíveis líquidos").

Energia que cai do céu - Galpões com teto solar abastecem veículos elétricos

É o mundo que todo ambientalista pediu a Deus. Agora já é possível carregar veículos elétricos usando energia solar e, de quebra, aumentar a autonomia desses carros. Galpões com painéis solares já são uma realidade em estacionamentos de localidades americanas como Silicon Valley, Nova York, Detroit, Tennessee e Connecticut.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma Boa Notícia para a Eng. de Energia, Norma ISO 50001 de Gestão de Energia

A Organização Internacional de Normalização (ISO) anunciou em julho passado a publicação da Norma ISO 50001 de Gestão de Energia.
A ISO 50001 tem por objetivo fornecer às organizações um padrão internacional para a integração de desempenho energético em suas práticas de gestão. A norma se destina a aumentar a eficiência energética, reduzir custos de energia, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar o desempenho ambiental global.

A adesão ou utilização da ISO 50001 é voluntária, porém, face a incorporação de indicadores ambientais nos processos de gestão de empresas transnacionais como o WalMart, a utilização da norma tenderá a ser mandatória para empresas que fazem parte de suas cadeias de fornecedores e distribuição.
A proposta da ISO 50001 foi bem recebida nos meios empresariais e comunidades de investidores uma vez que sua implementação deverá permitir reduções de custos e riscos relativos à energia, bem como proporcionar as empresas formas de antecipação ao estabelecimento de exigências legais de monitoramento, relato e verificação (MRV) relativos a energia.

Maiores informações relativas à ISO 50001 de Gestão de Energia poderão ser obtidas no portal Internet da Organização Internacional de Normalização (ISO) www.iso.org .

Fonte: O Estado

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vaga de Estágio



Local: São Leopoldo
Requisitos: formação  para junho de  ou dezembro de 2012
Atividades: acompanhar a execução do plano de manutenção de distribuição; apurar o previsto e o  realizado nos planos de manutenção; auxiliar nas análises de solicitações de obras para a  reforma de redes, levantar os dados das redes para a  emissão de relatórios.
Carga horária: 30h/semanais- a combinar
Bolsa: R$ 788,00
Benefícios:Vale Transporte, Vale Refeição, Assistência Médica
Enviar o currículo 
vania.baeta@viadeacesso.org  Elétrica São Leopoldo

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Região Norte poupou 40 mil euros em dois anos

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) poupou 40 mil euros, nos últimos dois anos, com as iniciativas de ecoeficiência que foram lançadas pela organização e partilhadas voluntariamente por funcionários e colaboradores. Durante este período, registou-se também uma redução de emissões de CO2 na ordem dos 192 mil quilos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral

Alunos da Eng. de Energia da UNISINOS, no III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, em Gramado-RS

O rastro sujo da energia limpa

Quando falamos em energia limpa, só pensamos em seus aspectos positivos e acabamos esquecendo que nada é 100% eficiente e sem danos ao ambiente. Ou seja, nada é perfeito. Portanto, como uma futura Eng. de Energia, vale salientar que devemos pensar em todos os aspectos quando tratamos de uma fonte de energia. Então selecionei uma matéria que aborda algum dos problemas apresentados pelas energias limpas (em especial solar e eólica), publicada na Revista SuperInteressante, por Robert Bryce. Segue abaixo a matéria.


O rastro sujo da energia limpa 

Todas as supostas vantagens da energia eólica e da energia solar já foram apresentadas à exaustão. Agora é hora de lembrar os problemas delas

sábado, 20 de agosto de 2011

Movimento de cabos gera energia eólica

Engenheiros estruturais sabem que um pouco de vento pode trazer consequências dramáticas a pontes e edifícios altos. Um efeito bem conhecido faz com que os cabos suspensos das pontes oscilem para cima e para baixo. Este fenômeno é observável mesmo em condições de pouco vento, e ocorre quando um cabo cilíndrico distorce o caminho do vento, “erguendo” outro cabo atrás dele. O cabo de guerra entre a ação de elevação do vento e as forças descendentes do peso do cabo criam o chamado “galope”.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que você entende por Engenharia de Energia ?

Olá, abaixo temos um vídeo sobre o que as pessoas entendem por Engenharia de Energia. Espero que gostem. Indicação do nosso colega Eduardo Lira.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Simplificando a energia solar

A energia solar é abundante e relativamente fácil de aproveitar, mas não é constante. Uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) acredita que é possível solucionar este problema e, ao mesmo tempo, baratear a produção. Em uma central de Energia Solar Concentrada (CSP, na sigla em inglês), um conjunto de espelhos é usado para focalizar a luz do sol sobre uma torre, aquecendo um fluido que, por sua vez, aquece a água para mover as turbinas. Em geral, o fluido é formado por sais derretidos, que absorvem e retém o calor melhor do que a água e funcionam em altas temperaturas. O grande problema é que essas centrais solares costumam ser caras e não funcionam bem em dias nublados.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fazendas eólicas offshore podem estimular biodiversidade

Novo estudo aponta que as usinas beneficiam diversas espécies e fornecem um novo habitat para animais marinhos



Apesar de ser considerada uma energia limpa, a indústria eólica sempre enfrentou alguns problemas com ambientalistas, que, entre outras reclamações, acusam as turbinas geradoras de energia de serem perigosas para diversas espécies de animais. Entretanto, uma nova pesquisa indica que as usinas eólicas podem ser, na verdade, benéficas para a fauna.
O relatório, desenvolvido pelo Instituto de Recursos Marinhos e Estudos do Ecossistema (IMARES) da Universidade e Centro de Pesquisa Wageningen e pelo Escritório Waardenburg do Instituto Real de Pesquisa Marinha da Holanda (NIOZ), sugere que as turbinas eólicas offshore não oferecem quase nenhuma conseqüência negativa para a fauna, e, por outro lado, fornecem um novo habitat para os animais marinhos, estimulando a biodiversidade.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cana direto para queima

A Vignis, empresa de melhoramento genético criada no final do ano passado, aposta no fornecimento de cana para queima em caldeiras como novo nicho de mercado. A ideia é oferecer  biomassa a preços competitivos.  Os alvos imediatos são siderúrgicas, empresas de sucos e outras que dependem de geração de calor para produção de vaporAs mudas para plantio de cana-energia, variedade rica em fibras e pobre em sacarose, estarão disponíveis até o final de 2011.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Centenas de projetos verdes completos para os Jogos Olímpicos

Segundo o prefeito de Londres, centenas de projetos verdes serão concluídos antes dos Jogos Olímpicos em 2012. De grandes empreendimentos a casas residenciais nos bairros olímpicos, a cidade irá trabalhar para se tornar mais eficiente energeticamente.
Os projetos, alguns já concluídos, incluem a instalação de lâmpadas eficientes energeticamente na London Eye e lâmpadas LED de consumo reduzido de energia serão instaladas na Tower Bridge para um show de luzes e para reduzir o consumo de energia do ponto turístico em 40%.
Enquanto isso, pontos de recargas de carros elétricos estão sendo criados em toda a cidade e novos táxis elétricos devem ser lançados antes do início dos jogos.

Fonte: Energy Saving Trust - 16.06.2011
Grupo de Energia Alternativa e Tecnologia Social 

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo

Em 1992, foi criado um novo modelo de coleta de lixo para a Vila Olímpica de Barcelona, o qual se tornou referência mundial. Consiste na troca de latas de lixo e caminhões de coleta por tubos instalados embaixo do solo que armazenam e transportam todo o lixo para o local adequado.
O esquema de coleta funciona da seguinte maneira: a população coloca o lixo na “boca de lixo” adequada e, através de um sugador, os sacos são levados ao destino final, ou seja, um centro de coleta. Lá o lixo passa por uma triagem e é transportado para uma usina de reciclagem, afastada da cidade. Os plásticos, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico é transformado em combustível que move turbinas geradoras de eletricidade.

sábado, 6 de agosto de 2011

O Encontro Internacional de Energia organizado pela FIESP é realizado anualmente e tem como objetivo debater os principais temas que estão em evidência no setor. Esses temas serão apresentados por profissionais que são referência na área e que abordarão questões estratégicas, fundamentais para seus negócios.
Com um público de aproximadamente 1300 participantes em sua última edição, o 12º Encontro Internacional de Energia e II Seminário Internacional de Interconcexões reunirá consumidores, empresários, governos, prestadores de serviços, investidores e fornecedores de energia elétrica, gás natural e outras fontes de energia, desenvolvendo assim um ambiente de negócios que possibilita a aproximação entre provedores e clientes industriais.
Um grande evento que apresentará ao mercado nacional e mundial o que está acontecendo no setor de energia. Se você tem interesse em participar deste debate não perca esta oportunidade.

Inscrição

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A verdade do AIRPOD o Automóvel que usa o Ar Comprimido como Combustível

AirPod - MDI
Agora que os automóveis com funcionamento eléctrico se encontram em grande evolução e iniciam a produção em série, eis que surge o AIRPOD, uma nova e inimaginável inovação no mercado dos veículos automóveis, com a possibilidade de conduzir um carro movido simplesmente a ar comprimido.
Quer ser uma lufada de ar fresco nos veículos urbanos. Chama-se AirPod, trabalha a ar comprimido e, segundo o construtor, encher o depósito, com autonomia de 220 km, custará 1 euro.

MIT investiga Combustível Solar Recarregável

O combustível solar poderá armazenar o calor captado para uso durante a noite e em dias nublados.
Normalmente quando se fala em energia solar, logo se pensa em painéis fotovoltaicos ou em sistemas de aquecimento de água, mas pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) estão trabalhando em uma tecnologia diferente: um tipo de combustível solar recarregável.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Eólica gerando hidrogênio


A Wobben Windpower, empresa fabricante de aerogeradores, comemorou na semana passada a inauguração de seu segundo parque eólico na Argentina. A planta, do grupo argentino Capsa, está localizada em Comodoro Rivadavia, na província de Chubut, e contou com a instalação de sete aerogeradores do tipo E-44/900Kw, de fabricação brasileira, que juntos somam 6,3MW em potência instalada.

Novo material pode dar ímpeto a energia solar

Modelo de nanotubo de carbono
Um material feito com nanotubos de carbono e uma molécula chamada azobenzeno promete guardar e liberar energia do sol a custo baixo por longos períodos de tempo. Criado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), ele consegue este feito mudando sua estrutura física.
A pesquisa, publicada no periódico científico Nanoletters, é um passo adiante em um trabalho feito ano passado também pelo MIT que mostrou como uma molécula chamada dirutênio fulvaleno fazia para capturar e liberar energia solar. O melhor entendimento desse processo levou os pesquisadores a procurar por outros compostos feitos de materiais abundantes e baratos que pudessem ser utilizados da mesma forma – o rutênio é um metal do grupo da platina, extremamente caro. Neste ponto, entrou o azobenzeno.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Concurso eco_Lógicas

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América
Latina – IDEAL, promove o Eco_Lógicas Concurso Mercosul em Energias
Renováveis e Eficiência Energética para estudantes de graduação e pósgraduação
regularmente matriculados nas instituições de ensino superior do
Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comboios movidos a Energia Solar já circulam na Bélgica

Todos nós estamos habituados a olhar para os telhados e ver os painéis solares instalados, de modo a energia solar ser aproveitada. Contudo, não é muito comum ver os painéis solares associados a outras infra-estruturas.
Para contrariar esta tendência, a Bélgica pôs em marcha os seus primeiros comboios movidos por energia solar. Desde o passado dia 6 de Junho (Segunda-feira), os comboios que saem da estação central de Amberes, rumo ao norte e à fronteira com a Holanda, utilizam a electricidade produzida por 16 000 painéis solares durante uma parte do seu percurso.

Biodiesel



Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

Fontes de Energia

Nós, os energívoros, decidimos colocar informações sobre as diversas fontes de energia, visando informar mais sobre as diversas matrizes existentes. Só aviso que colocaremos aos poucos, devido as poucas horas que temos para criar um post. Mas se quiserem dar dicas de qual gostariam mais informações é só pedir nos comentários ou no email.
Valeu

Petróleo



Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores. Encontrar petróleo exigiu da Petrobras conhecimento e tecnologia, além de ousadia e criatividade.
Analisar as técnicas existentes, adaptar, aperfeiçoar e inovar para trabalhar em um cenário inédito nos tornou referência mundial no setor. Vencer as águas profundas nos levou a mais um desafio: explorar e produzir petróleo na camada do pré-sal.


quarta-feira, 29 de junho de 2011

AIE divulga potencial da energia geotérmica - Instituto Carbono Brasil


Um relatório lançado pela Agência Internacional de Energia (AIE) demonstra um potencial para aumentar em ao menos dez vezes a produção de calor e eletricidade através da energia geotérmica até 2050.
A agência explica que através da combinação de ações de incentivo para a exploração de fontes geotérmicas e novas tecnologias, o calor emitido pela crosta terrestre pode ser responsável por cerca de 3,5% da produção anual de eletricidade ao redor do globo e 3,9% do calor até 2050. Atualmente os níveis de exploração desta fonte para eletricidade é de 0,3% e para calor 0,2%.

“Esta seria uma contribuição importante para os esforços globais de redução das emissões de carbono, usando uma fonte confiável de energia que está disponível ao redor do mundo, todos os dias do ano, já que não flutua de acordo com o clima ou estação”, comentou o diretor executivo da AIE Nobuo Tanaka.
O relatório é o mais recente da série “Roteiros Tecnológicos”, que visa guiar governos e empresas sobre as ações e passos necessários para cobrir o potencial de uma ampla gama de tecnologias energéticas limpas.

Fonte: Instituto Carbono Brasil/IEA

terça-feira, 28 de junho de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

6º Congresso Internacional de Bioenergia


Data: 16 a 19 de Agosto de 2011
Local: Centro de Eventos Sistema FIEP - Curitiba - PR - Brasil 

Com o propósito de discutir o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias, agricultura e fontes de energias alternativas, colocando frente a frente técnicos e especialistas do Brasil e de outros países que utilizam esta tecnologia com sucesso, acontece em Curitiba, no período de 16 a 19 de agosto de 2011, a sexta edição do Congresso Internacional de Bioenergia, um dos mais importantes eventos ligados a energias renováveis do Brasil. 

O 6º Congresso Internacional de Bioenergia é um dos principais fóruns sobre o aproveitamento racional de energias renováveis do Brasil. Tem como participantes: empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais da área de biomassa, biocombustíveis, geradoras de energia e energias alternativas.



 Para mais informações: 6º Congresso Internacional Bioenergia
O blog agradece pela dica de Marcos Woyciekoski.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Carreiras em alta

Saiu na última edição da Veja (2222 – ano 44 – nº25 – 22 de junho de 2011), uma reportagem especial sobre as vinte carreiras em alta, sendo as mesmas selecionadas com ajuda de consultorias especializadas. Dentre os cursos citados, encontra-se a Engenharia de Energia, com as seguintes informações:
O que faz: planeja e desenvolve sistemas de geração, transmissão, distribuição e uso de energia tradicional ou renovável.
Qualificação necessária: formação em engenharia de energia, elétrica, mecânica ou de produção.
Salário inicial: 3000 reais.
Quem contrata: empresas de energia públicas ou privadas, escritórios de consultoria em energia e agências reguladoras.
Vale também lembrar, que tratando-se de Engenharia, formam-se anualmente apenas metade da quantidade de engenheiros necessária para dar conta da demanda atual.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Calor humano aquece estação de trem na Suécia

A Suécia tem investido esforço e dinheiro em alternativas energéticas. Em uma estação de trem de Estocolmo, encontram-se um sistema de aquecimento que funciona com o calor humano.
São 250 mil passageiros que circulam, em média, por dia na Estação Central de Estocolmo. A companhia que administra a rede ferroviária da Suécia fez as contas e descobriu que todos eles juntos produzem 130 metros cúbicos de ar quente a cada respirada, verdadeiro calor humano que era desperdiçado.
Depois que a companhia criou um sistema para utilizar essa energia toda, passou a economizar até 25% na conta de luz e gás. Tubos instalados no forro da estação levam o ar aquecido pelos pulmões dos passageiros até a central de calefação, no subsolo do prédio. Lá, o ar passa por um radiador que converte o calor humano em energia.
O sistema também aproveita o calor das máquinas que permanentemente renovam o ar da estação. No total, 70°C, o suficiente para garantir água quente nas torneiras e no sistema de aquecimento central que funciona no inverno.
Segundo a companhia, o sistema custou o equivalente a R$ 50 mil e se paga em menos de um ano. Estações e aeroportos de toda a Europa já estudam a implantação de projetos semelhantes para aproveitar a energia natural e gratuita produzida pelos passageiros.

Fonte: Jornal Nacional

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alerta na maior hidrelétrica do planeta




Governo chinês reconhece finalmente problemas em Três Gargantas – mas destaca benefícios da usina, que evita imensa emissão de CO2 Por Daniela Frabasile, colaboradora de Outras Palavras Aprovada pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao, e lançada em 25 de maio, uma nota pública do governo chinês quebrou um tabu. Pela primeira vez, desde que começou a ser construída a usina hidrelética de Três Gargantas – a maior do planeta –, um documento oficial admitiu que ela causa “problemas geológicos, humanos e ecológicos”, embora proporcione “enormes benefícios”.

ECT 2011 - Encontro de Ciência e Tecnologia do Gama (ECT Gama) 2011

Para mais informações: ECT 2011

Desinformação sobre o Aquecimento Global


Sempre houveram discórdias tratando-se do entendimento das causas e conseqüências das alterações climáticas no Planeta Terra relacionadas ao chamado Aquecimento Global. Os cientistas dividem-se em dois grupos: os que acreditam ser um problema sério que exige soluções imediatas com cortes drásticos nas emissões de gases que geram o aquecimento do planeta. Outros pensam que os mesmos são menos danosos e, deste modo, poderia ter soluções menos contundentes no curto prazo. Ou seja, para a grande maioria da sociedade as dúvidas persistem. Abaixo têm-se o artigo "Disinformation about Global Warming" de David Morrison, que tem como objetivo identificar algumas desinformações sobre esse assunto.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prêmio Jovem Cientista - Inscrições abertas até 30 de junho de 2011


O PRÊMIO

O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a GE, e tem como objetivos promover a reflexão, estimular a pesquisa e revelar talentos, além de investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Desta forma, desde a sua criação, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e jovens pesquisadores de todas as regiões brasileiras.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Petrobras promove o Concurso Cultural "Ideia e Energia"




Do dia 23 de maio a 11 de julho, a Petrobras promove o Concurso Cultural "Ideia e Energia". Voltado para os estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de universidades brasileiras, o concurso vai premiar a melhor proposta para o futuro da energia com uma visita técnica para conhecer as instalações da companhia no Rio Grande do Sul.
Para participar, o candidato deve cadastrar uma ideia com até 1.000 caracteres, dentro de sua área de pesquisa ou conhecimento, sobre o futuro da energia no Brasil e no mundo. A proposta deve considerar uma das seguintes fontes de energia: petróleo, gás natural, biocombustível, eólica, solar, hídrica ou hidrogênio.
Criatividade, inovação e relevância são alguns dos critérios avaliados. Para considerar a relevância da proposta, o concurso criou um sistema de pontuação baseado na divulgação em redes sociais, indicação por e-mail e união com outras ideias. Quer saber mais? Entre no site e participe!
É a partir de uma simples ideia que nascem as maiores descobertas, mudanças e invenções.

Fonte: Petrobras

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Oficina de textos: como escrever resumos e resenhas - UNISINOS

Programação:  1ª aula: sondagem, apresentação, introdução ao gênero resumo
2ª aula: resumo (produção)
3ª aula: resenha (estrutura, função, características)
4ª aula: resenha (produção)
5ª aula: resenha, avaliação da oficina
 
Data de início:  20/05/2011 
Data de término:  17/06/2011
Dias de aula: sextas- feiras (20/05, 27/05, 03/06, 10/06, 17/06)
Horário das aulas: 14h às 17h
Carga horária: 15h
Local: sala 3D107 (Ciências da Comunicação)
Ministrante: Mariléia Sell (Doutoranda do PPGLA)
 
Inscrição: Atendimento Unisinos ou www.unisinos.br/eventos
Evento gratuito e válido para o cômputo das atividades complementares.
 
Obs.: Como o evento é gratuito, não será gerado boleto para pagamento.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Engenheiros espanhóis criam carrinho movido a anéis de latas de alumínio

Dois engenheiros do Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, criaram um carrinho de controle remoto movido a anéis de latas de alumínio e uma solução de hidróxido de sódio, produzindo um veículo com emissão zero de poluentes.
Alex Loveit e Xavier Salueña criaram o dAIH2Orean, que, segundo o site PopSci, tem a honra de ser o primeiro carro abastecido por anéis de lata. Na página do projeto (dalh2orean.com), os criadores da máquina contam um pouco mais sobre a invenção.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hidrelétrica de Belo Monte terá estação para monitorar terremotos

A Norte Energia, empresa resposável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW), instalará equipamentos para monitorar tremores de terra na região do rio Xingu, onde será construída usina.
A Eletronorte, uma das empresas que compõem a sociedade, fornecerá 18 sismômetros e quatro acelerômetros com o objetivo de ampliar a rede de análises de sismos naturais ou induzidos (ocasionados devido ao enchimento dos lagos da usina) nas áreas do entorno dos reservatórios do empreendimento.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CPFL e Ersa criam CPFL Energias Renováveis


A CPFL anunciou sua associação com a produtora de energia renovável Ersa, em uma operação em que deterá 63,6 por cento de uma nova unidade focada em pequenas usinas hidrelétricas, termelétricas a biomassa e centrais de energia eólica. Segundo a CPFL, que tem entre os principais sócios o grupo Camargo Corrêa e o fundo de pensão do Banco do Brasil (Previ), a expectativa é que a associação seja concluída em agosto.

Em busca de Engenheiros

Da Agência Ambiente Energia – O Comitê de Engenharia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pretende divulgar, até o final do mês de abril, o Plano Nacional de Engenharia, que terá propostas para reduzir o nível de evsão e para preencher vagas ociosas de engenharia de instituições públicas e privadas do país. O comitê conta com a participação da Confederação Nacional da Indústria e do programa Inova Engenharia, criado há cinco anos pela CNI para aproximar os currículos dos cursos de engenharia das necessidades do mercado de trabalho.

domingo, 1 de maio de 2011

Empresa diz produzir diesel com sol, água e gás carbônico

        Uma empresa da área de biotecnologia de Massachussetts (EUA) afirmou que é possível produzir combustível usando os mesmos ingredientes que fazem uma planta crescer.
      A Joule Unlimited inventou um organismo geneticamente modificado que, segundo a companhia, simplesmente secreta óleo diesel ou etanol sempre que está exposta à luz do sol, com água e dióxido de carbono disponíveis. 
            A empresa afirma que pode manipular o organismo para produzir combustíveis renováveis a taxas sem precedentes, e pode fazê-lo em grande escala e baixo custo, se comparado ao dos combustíveis fósseis mais baratos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Carregador Eólico Portátil - MiniKin

Carregador Eólico Portátil que pode ser utilizado para carregar tanto celulares, iPod e outros aparelhos menores. Pode ser carregado de diversas formas, pelo vento produzido pelo movimento do carro ou da bicicleta. Um aparelho destes promove a auto produção de energia



terça-feira, 26 de abril de 2011

2050: o mundo poderá ser sustentadamente alimentado por energias renováveis

O Relatório Energia (The Energy Report), depois de dois anos de trabalho, aponta para um novo caminho, a energia total necessária, incluindo os transportes, pode ser totalmente obtida de forma segura e adequada.

“Se continuarmos a depender dos combustíveis fósseis enfrentaremos um futuro de ansiedade relativamente aos custos da energia, segurança e impactos das alterações climáticas”, afirma Jim Leape, director geral da WWF. “Estamos a oferecer um cenário alternativo, muito mais promissor e inteiramente atingível”.

“O Relatório Energia mostra que em quatro décadas podemos ter um mundo de economias vibrantes e sociedades alimentadas por energia limpa, barata e renovável e com uma boa qualidade de vida. Este relatório é mais do que um cenário – é um apelo á acção. Podemos atingir um futuro renovável e limpo, mas temos que começar agora.”

Vagas para Bolsa de Iniciação - UNISINOS

Existem quatro vagas abertas para alunos de graduação das engenharias para atuar nas áreas de Eng. Mecânica e Eng. de Energia. 

Contatos com os Professores: 

Prof.º Conrad 
Sala 6A234 
Ramal 1648 
e-mail: conrady@unisinos.br 

Prof.º João Batista 
Ramal 1649 
Sala 6A235 
e-mail: joaobd@unisinos.br

ERACS 2011



Concurso de monografias sobre energias

O Instituto Ideal lançou na última semana, durante o seminário “Energia Limpa: Conhecimento, Sustentabilidade e Integração”, a nova edição do concurso Eco-Lógicas de Monografias em Energias Renováveis. Para essa edição, o concurso expandiu seus limites para o Mercosul e vai ter participantes de instituições de ensino superior da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O concurso, que promove a realização e a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre o tema "Energias Renováveis e Eficiência Energética", será realizado em uma aliança inédita entre governo, empresas e ONGs.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Painel Energia Solar

No dia 24 de maio de 2011, em São Paulo - SP, será realizado o Painel Energia Solar, um seminário técnico para divulgar as novas tecnologias em materiais para o segmento de energia solar.

Dispositivo capta vento e produz energia com movimento dos trens

Quando o assunto é energia eólica, logo pensamos em turbinas enormes que aproveitam o movimento dos ventos. Agora, projetistas industriais chineses desenvolveram um dispositivo que pode captar o vento gerado pelos trens à medida que passam pelos trilhos. O "T-Box" é semienterrado entre os os dormentes dos trilhos para não interferir com o funcionamento normal das composições. Quando o trem passa sobre o dispositivo, o vento produzido gira uma turbina no interior do T-Box e gera eletricidade.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

All About Energy 2011

O All About Energy consolida-se como o maior evento de energias renováveis do Brasil, pois além de ter como co-realizador o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Infraestrutura - SEINFRA e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - ADECE, o evento conta com a participação das maiores empresas do mundo atuantes no setor de energias renováveis, governos, instituições públicas e privadas.

Brasil Offshore - Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás

Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, é realizada a cada dois anos em Macaé, base das operações e responsável por mais de 80% da exploração Offshore do Brasil. O evento atraiu em 2009, uma visitação superior de 49.000 profissionais e 636 expositores. Consolidado no mercado com mais de 10 anos de existência, o evento é organizado e promovido em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP- Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e SPE - Sociedade de Engenheiros de Petróleo. O evento permite que profissionais de E&P busquem e discutam novas tecnologias de exploração e produção, debatam novas ideias e descubram as soluções que os permitam observar o potencial do mercado Offshore brasileiro. Para mais informações: Brasil Offshore

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ENERGIA NUCLEAR - NUCLEAR ENERGY INTERNATIONAL CONFERENCE

Em 2008, existiam no mundo 431 reatores nucleares em funcionamento distribuídos em 32 países,
representando 367 GWe.

O Brasil possui 2 reatores nucleares (Angra 1 e Angra 2), que representaram 1,4% (3.434 x 103 tep) da oferta interna de energia primária em 2009.

A necessidade de aumento do fornecimento de energia no mundo, associada às preocupações com as mudanças climáticas e o custo de geração de energia, levaram a proposta de um “renascimento nuclear” após 20 anos de estagnação.

A expansão da construção de reatores nucleares leva a uma reavaliação dos aspectos tecnológicos,
econômicos, regulatórios, sociais e ambientais deste setor, no Brasil e no mundo.

Japão queimará escombros do desastre para produzir energia

O Ministério da Agricultura do Japão planeja utilizar a madeira dos escombros deixados pelo terremoto e o posterior tsunami de 11 de março para gerar eletricidade, informou nesta terça-feira a emissora NHK. O objetivo é compensar o déficit energético esperado para os quentes e úmidos meses de julho, agosto e setembro, quando o consumo de ar-condicionado dispara. Pelos cálculos do ministério, o desastre deixou quase dois milhões de toneladas de escombros de madeira capazes de produzir cerca de 200 mil quilowatts de energia.

Japão estuda proibir acesso a raio de 20 km de usina

O principal porta-voz do governo do Japão, Yukio Edano, disse hoje que o governo estuda proibir a população de entrar na área a um raio de 20 quilômetros da usina nuclear Daiichi, em Fukushima. É o sinal mais forte até o momento de que o governo pode adotar esse plano. "Nós entendemos as pessoas que querem retornar, tendo partido apenas com suas roupas. Nós estamos nos últimos estágios para estabelecer um plano a fim de permitir a entrada temporária para os moradores retirados, salvaguardando sua saúde e segurança", disse Edano.

Um energético em todos os sentidos

Da Agência Ambiente Energia – Energético pela própria natureza, o café entra em linha de pesquisa para gerar energia elétrica. Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) estuda o aproveitamento de resíduos agroflorestais como fonte de energia, tanto para indústrias quanto para comunidades rurais. Segundo os pesquisadores, a casca do café tem um potencial energético que pode, em alguns casos, torná-la substituta da lenha, sendo uma opção mais barata e ecologicamente correta para empresas que usam a madeira na geração de energia.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Panorama Energético - WETO H2

O arquivo abaixo trata-se em parte de um planejamento energético até 2050, publicado pela Comissão Europeia, apesar de estar em inglês é interessante.

World Energy Technology Outlook – WETO H2

III Escola de Combustão - III EdC

A Escola de Combustão (EdC) é um evento bianual da Rede Nacional de Combustão (RNC) realizado em cinco dias consecutivos de cursos intensivos. Organizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a terceira EdC é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), e abordará assuntos sobre temas fundamentais e aplicados em combustão industrial e conversão energética de resíduos.

Call for Paper do III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral


CONVENÇÃO MUNDIAL DE ENGENHARIA - WEC 2011

Este encontro é voltado para a discussão de um novo desafio mundial, a energia. Envolvendo pesquisadores, engenheiros, políticos e representantes industriais, procurando respostas para resolver problemas que envolvem a energia. Como a escassez de recursos, o aquecimento global, o petróleo mais barato, aumento do consumo de energia e se isso geraria mais danos ao ambiente global, reduzir a emissão de carbono durante o fornecimento de energia, entre outros assuntos recentes. Segue abaixo um texto original sobre a convenção:
Call from Geneva - WEC 2011

Para mais informações:WEC 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Acidente em Fukushima em uma outra visão

PORQUE NÃO ESTOU PREOCUPADO COM OS REATORES NUCLEARES JAPONESES
(por Josef Oehmen, phD pelo MIT)
Estou escrevendo este texto para dar a você, alguma paz de espírito a respeito dos acontecimentos no Japão, a saber, a segurança dos reatores nucleares.
Resumindo: a situação é séria, mas está sob controle.
Este texto é longo, mas depois de ler você terá aprendido mais sobre usinas nucleares do que todos os jornalistas deste planeta juntos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Primeiro Post

Primeiro post de um blog destinado a informar e auxiliar os leitores, principalmente os alunos de engenharia de energia sobre essa nova área da engenharia que está ganhando espaço mundial. A todos aqueles que tiverem interesse de mandar algum material ou alguma dúvida. Entre em contato pelo e-mail: engenergia.uni@gmail.com